Há 11 anos, três poetas residentes em Paraíso do Tocantins, tiveram a brilhante ideia de construírem uma Casa das Letras, rascunhada pelos escritores, César Lustosa, Toni Ferreira e Dourival Santiago, com o apoio incondicional do jornalista gurupiense, Zacarias Martins.
Primeiro, criam um estatuto genuíno, o qual, em seu regimento estatutário, definiu as nomeações das 44 Cadeiras emblemáticas, usando como Patronos e Patronesse, cidadãos e cidadãs pioneiros da cidade, por ordem cronológica, e que legaram nas artes literárias, musicistas, poetas e trovadores, iniciando a saga da ALP - Academia de Letras de Paraíso do Tocantins - TO, a qual foi instalada, em 14 de março de 2013, data em que se comemora o Dia da Poesia.
Empossados os Imortais, Toni Ferreira, Cesar Lustosa, Dourival Santiago, Assis Vanderley, Miguel Rosa, Ana Vovó, Genival Nicolau, Galba Pires, João de Castro Neto, João Inácio Neiva, Rosely Camargo, Valdeni Brito, como Membros Fundadores, e posteriormente, com o transcorrer dos anos, vários ingressantes, tomaram posse como Membros Efetivos, que foram eles, Ademir Rego, Tayse Virgulino, Marciano de Barros, (Macedo), Nilton Franco, Esmeraldo Luz, José Cavalcante, Angelly Bernardo, Cida Gualberto, Cléber Moraes, Cláudio Macagi, João Paulo Barreira e Carlos Brandão.
A Academia de Letras de Paraíso nesta primeira década de sua história, tem contribuído efetivamente com o crescimento e a identidade da literatura regional, estimulando novos autores a publicarem as suas obras, e sendo uma fonte de pesquisa imprescindível para os alunos, tanto do nível fundamental, quanto o ensino médio, através do livro, Conhecendo a Academia de Letras de Paraíso do Tocantins, publicado pelo paraisense Toni Ferreira.
Poeta lembrou de Ademir Rego (im memorian) - Foto: Ascom Divulgação
A notabilidade da instituição que agrega múltiplos valores culturais, é destacada num documentário produzido pelo cantor e compisitor Diomar Naves, que foi exibido no Programa Rancho Raízes, veiculado pela TV Assembleia, de Palmas, em 2014.
O ponto alto da estirpe das Letras é bastante aguardado pelos Imortais, quando acontece a solenidade em que novos escritores ocupam os seus Assentos, usando o traje de gala, denominado de beca, além de ser saudados por um orador, para fazer parte do seleto grupo de escritores, membros da Academia.
Na modalidade de Membros Correspondentes, se destacam dois nomes, André Gouveia e Zacarias Martins. Em 14 de março de 2013, é comemorado o Aniversário da Academia de Letras de Paraíso do Tocantins, com uma vasta programação, entre os confrades e confreiras, do sodalício que representa a arte da nobreza.
Para Toni Ferreira, que preside a entidade pela segunda gestão, este grupo de escritores que fazem a arte de escrever ser mais esplendorosa, é um momento ímpar de congratulações, entre os nobres pares, agradecer a Deus, por cada capítulo desta caminhada em que comungamos dos mesmos ideias, com bastante sucesso.
Este ano, acontecerá uma programação na Câmara Municipal de Paraíso do Tocantins, dia 14 de março de 2024, a partir das 14hs, com sarau, apresentações culturais, palestras, juntamente com os acadêmicos da UMA.
Membros: Assis Vanderley, Ana Vovó, Ademir Rego, Angelly Bernardo, César Lustosa, Cláudio Macagi, Cléber Moraes, Cida Gualberto, Dourival Santiago, Esmeraldo Luz, Genival Nicolau, Galba Pires, José Cavalcante, João de Castro Neto, João Inácio Neiva, João Paulo Barreira, Jorge Ivan, Miguel Rosa, Marciano de Barros, Nilton Franco, Rosely Camargo, Tayse Virgulino, Toni Ferreira, Valdeni Brito.
Escritores posam para foto oficial - Foto: Ascom Divulgação
Reportagem: Assessoria