2 min de leitura
Academia de Letras de Paraíso do Tocantins, participa de um Jantar Literocultural em Divinópolis do Tocantins

Nesta sexta-feira, 10 de maio de 2024, véspera do dia das mães, a Academia de Letras de Paraíso do Tocantins, participou de um jantar memorável, em Divinópolis do Tocantins, levando vários escritores da ALP, ao evento Literocultural, as 19 horas, no Centro de Convenções Senador João Ribeiro. 

A programação artística iniciou com um devocional, onde a cerimonialista deu as boas vindas aos ilustres convidados, franqueando a palavra inicial, a Secretaria de Cultura Wekislane Benício, que agradeceu a gestão municipal pelo apoio à cultura. 

Em seguida, o poeta Toni Ferreira, recitou o poema intitulado, Quando, e agradeceu imensamente pela oportunidade de estar naquela cidade, saudando os confrades e confreiras, Assis Vanderley, Miguel Rosa, Ana Vovó, Jorge Ivan, Dourival Santiago, Cida Gualberto e Cláudio Macagi. Falou com bastante entusiasmo Dicionário Biobibliográfico do Vale Araguaia, a conquista de  institucionalizar o Hino Oficial de Divinópolis do Tocantins, de sua autoria e por último, teceu elogios aos convidados, Adão Kojak, Cléber Valadares, Anderson Germano, José Edoaldo, Neumário, Antônio Santos, auditor Fiscal de Abreulândia, Joelma Dias, vice-prefeita, Viviane Martins, Ozias Teles, André Bandeira, Junior Oliveira, Pedro do Sol Nascente, entre outros. 

Prefeito Flavão e membros do Poder Legislativo estiveram no evento - Foto: Edsom Gilmar

Flávio Rodrigues, usou o seu tempo para saudar todos os escritores, justificando a ausência do deputado estadual Nilton Franco, membro da Academia de Letras de Paraíso, por motivo de agenda, hipotecando a sua atitude em valorizar o segmento cultural da cidade, além de agradecer com muita empatia as pessoas que marcaram presença e que fará de Divinópolis do Tocantins, a melhor cidade para se viver no Vale do Araguaia. 

O presidente interino da instituição, Assis Vanderley, discursou falando da importância do poder público abraçar efetivamente iniciativas como estas, parabenizando o prefeito Flávio Rodrigues e todos os envolvidos nas questões culturais, e reafirmou o compromisso em fortalecer estes intercâmbios, indo às demais cidades do Vale do Araguaia. 

Poeta Toni Ferreira esteve no evento - Foto: Edsom Gilmar

Os recitais ficaram por conta de Ana Vovó, com sua linda performance no texto intitulado, " Meus Quinze Anos". Miguel Rosa, fez uma belíssima apresentação remasterizando a poesia , Saber Amar. Cida Gualberto, que é educadora, presenteou a plateia com uma homenagem pessoal, elogiando os organizadores do Sarau e do Jantar, em forma de versos. 

O médico Jorge Ivan, conhecido de longas datas do público, fez questão de salmodiar uma importante lição poetizada, que traz o título, Primeiro Diploma, arrancando uma chuva de aplausos emocionados. Rosa, esposa de um dos escritores, proferiu a poesia escrita em sua homenagem, nomeada de Doce Engano. 

Dourival Santiago, titular da Academia Tocantinense de Letras, fez o público refletir enquanto recitou o poema Desidrata, de um autor desconhecido, com muita subjetividade. E para encerrar as falas dos visitantes, o radialista Adão Kojak, falou um pouco da história da cidade, enfatizando a importância do resgate cultural e a luta do constituinte, Totó  Cavalcante, pela emancipação do município. 

Finalizando as apresentações foi servido um suculento jantar de gala, regado ao som do músico paraisense, Cláudio Macagi, o qual, recitou vários textos do seu livro, Flor do Caos. Justificaram suas ausências, João Paulo Barreira, Carlos Brandão, Galba Pires, Cléber Moraes e Angelly Bernardo.

Evento foi realizado no Centro Cultural Senador João Ribeiro - Foto: Edsom Gilmar

Reportagem: Assessoria