1 min de leitura
Assistência Social de Marianópolis do Tocantins vai promover Roda de Capoeira Especial neste sábado (03)

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Marianópolis do Tocantins, tem o prazer de convidar todos os jovens que têm interesse em participar de aulas de capoeira para uma roda especial que será realizada no dia 03 de Fevereiro de 2024, às 8h00 da manhã, na Câmara Municipal, no centro da cidade. 

Nesta roda de capoeira, os jovens terão a oportunidade de conhecer mais sobre essa arte e participar de uma vivência de capoeira, com mestres especializados e músicos que irão proporcionar um ambiente animado e inspirador. A capoeira é uma expressão cultural brasileira que une arte marcial, dança e música, proporcionando uma experiência única de aprendizado e integração. 

Além de ser uma prática esportiva, a capoeira também promove valores como respeito, disciplina, trabalho em equipe e autoconfiança. Não perca essa oportunidade de fazer parte desse momento de cultura e aprendizado. Venha conhecer a capoeira, aprender seus movimentos e se divertir com essa prática cheia de energia e história. 

A participação é gratuita e aberta a todos os jovens interessados. Apenas pedimos que cheguem com antecedência para garantir seu lugar na roda”, conclamou a nota pública divulgada pela prefeitura. 

Histórico da Capoeira 

Surgida ainda na época da escravidão, a modalidade era utilizada como forma de fortalecer o corpo para facilitar as fugas, e também como outras manifestações da cultura negra. Com a abolição, muitas demonstrações foram proibidas, colocando a capoeira em artigo penal e somente anos mais tarde foi permitida a prática como luta. 

Mesmo com a proibição, muitos continuaram praticando e ao introduzirem mais instrumentos à roda, ela passou a ser vista com mais suavidade, colocando um adendo no código penal onde dizia que ela poderia ser praticada se não demonstra-se nem força e nem agressividade. A capoeira é uma luta que usou o suingue da dança como disfarce para continuar existindo.

Secretaria de Assistência Social tem incentivado a capoeira em Marianópolis do Tocantins - Foto: Ascom Divulgação 

Reportagem: Edsom Gilmar com informação da Assessoria