1 min de leitura
Com causos, contos e poemas, a Academia de Letras de Paraíso do Tocantins realiza a sua Confraternização de 2024

Sob a regência do médico e escritor da ALP, Jorge Ivan Alves, os escritores tiveram momentos inesquecíveis, ao som do músico Catolé, que embalou o evento festivo fazendo uma breve releitura dos sucessos antigos, do Rei Roberto Carlos, aplaudido pelo coral. 

O anfitrião iniciou a festa de confraternização este ano, recitando uma belíssima poesia, a qual produziu inspirada no primeiro neto, além de comandar tudo minuciosamente com muita alegria e bom humor. 

Os Imortais, presentes como Ana Vovó, Assis Vanderley, Cida Gualberto, Carlos Brandão,  Cléber Moraes, Dourival Santiago, Jorge Ivan, Galba Pires, João Paulo Barreira, Miguel Rosa, Rosely Camargo, Toni Ferreira, Valdeni Brito, recitaram na oportunidade. 

Regado a pratos típicos inventados pelos participantes e licores tradicionais de Paraíso do Tocantins, deram um sabor todo especial à intensa programação, entre um causo e outro, improvisado por cada integrante da Academia de Letras. 

Um dos pontos altos, foi quando Jorge Ivan passou a distribuir presentes que marcaram uma geração, trazendo muitas lembranças das miudezas do passado e da infância de cada um, entre outros. Quem também participou ativamente foi o ex-prefeito de Paraíso do Tocantins, Mundico Moraes, o vereador  Deley Oliveira, Isalete Pereira, diretora da Escola Municipal 23 de Outubro, Derosse Abreu, servidor público da Ageto e sua esposa Graça Sardinha Wanderley, pioneira na educação paraisense. 

A festa foi marcada pela expressiva união contagiante dos membros acadêmicos, fortalecendo os vínculos artísticos para atuarem com força máxima em 2025. 

Toni Ferreira, finalizou com chave de ouro, ao dizer que a Academia de Letras de Paraíso do Tocantins, se expande a cada dia, com o surgimento de novos escritos publicados pelos amantes da escrita, e oportunizar os nossos confrades, se tornou uma marca para nós. 

Assis Vanderley, à frente da gestão como presidente, trará  avanços notórios para esta  tão importante instituição dos literatos na ativa, e com isso, ganha a literatura regional.

Reportagem: Edsom Gilmar / Foto: Edsom Gilmar