O professor, escritor e presidente da Academia de Letras de Divinópolis do Tocantins – TO, Luciano Moreira, está desenvolvendo um brilhante trabalho em prol de obter uma pesquisa biográfica de todos aqueles que foram homenageados com seus nomes em prédios, praças e ruas da cidade.
Ele pede aos familiares que já foram contatados ou não e que queiram contribuir com a pesquisa, que enviem a biografia e a foto. “Muitas vezes passamos por uma rua, entramos em um prédio público ou praça e nem percebemos quem é a pessoa homenageada e sua importância para o desenvolvimento do município como: Divino Luís Costa, João Gualberto, Leandro Adorno, Celestino Nunes, João Dias Sobrinho, Isabel Carlos Wanderley e tantos outros”, ressalto o escritor.
Filho de Divinópolis e, mesmo morando em Goiânia-GO, o professor Luciano Moreira, é uma pessoa que nunca se esqueceu das suas raízes, por isso, é um pesquisador entusiasta com o objetivo de deixar registrado para as futuras gerações os fatos culturais, históricos, políticos, ambientais, educacionais etc.
Como ainda preside a Academia de Letras de Divinópolis do Tocantins, ALD, se sente lisonjeado em estar contribuindo de forma mínima com o principal papel dessa instituição na divulgação da poesia, literatura e todos os estudos que fazem parte da cultura.
Ele finalizou dizendo: “as pessoas que mais viveram, conheceram os patronos, porém, quando esses falecerem, os mais jovens não mais saberão quem foram esses homenageados. Por isso, é importante que fique registrado. RESGATAR A MEMÓRIA É REVIVER A HISTÓRIA...UMA CIDADE SEM HISTÓRIA REGISTRADA É UM POVO SEM MEMÓRIA GRUARDADA”, finalizou o educador.
Reportagem: Assessoria