Foi apresentado aos quase 200 alunos, o professor de judô, Pastor Oton, na última segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024, no Salão de Eventos, do Centro Cultural Senador João Ribeiro, em Divinópolis do Tocantins.
Professor Pastor Oton Sabino, explanou aos alunos judocas e as autoridades políticas presentes na apresentação, disciplina, ética, auto defesa, kimonos (uniforme dos atletas) e outros requisitos que engloba o esporte oriundo da parte oriental do globo terrestre. Três vezes por semana, Otom irá ministrar aulas de judô, no Centro Cultural.
Flavão (UB), enfatizou o apoio dado pelo Executivo e Legislativo ao esporte de lutas de artes marciais, “eu garanto, se depender do prefeito Flávio, dos vereadores, dos secretários, enquanto eu for prefeito, esse projeto vai continuar, isso eu posso garantir”, se comprometeu o líder unista.
O presidente Ozias (MDB), destacou a disciplina que propõe o judô, “quanto mais abrir modalidade esportiva principalmente modalidade, que trás disciplina. Forma e informa sociedade, professor Oton dispensa comentários, nossos jovens estão em boas mãos. Parabenizar o secretário de Educação (Anderson Germano), secretário de Esportes (José Batista), secretária de Cultura (Wekislane Dias), prefeito Flávio e vereador Igor. Cada vez mais abri possibilidade para nossos jovens, estamos afastando nossos jovens da drogas, álcool”, enfatizou o homem que presidente pela terceira vez, o Palácio José Edilson Ferreira do Nascimento.
Professor Oton ministra aula de judô em Divinópolis do Tocantins - Foto: Edsom Gilmar
O vereador Igor Baracho (MDB), citou o apoio do prefeito Flavão, para colocar em prática o Projeto Judô, o emedebista também lembrou que o requerimento apresentado por ele, foi aprovado por unanimidade pelo plenário Leandro Adorno.
O secretário municipal de Esportes, José Batista (Zequinha), enalteceu a atuação do prefeito Flávão, presidente Ozias e Igor Baracho, pela dinâmica em fazer o esporte oriental seja praticado em Divinópolis do Tocantins.
O que é judô
Judô é uma arte marcial praticada como esporte. Criado por Jigoro Kano em 1882, o judô tem por objetivo desenvolver técnicas de defesa pessoal, fortalecer o corpo, o físico e a mente de forma integrada. Em seu código moral, estão valores como a cortesia, coragem, honestidade, honra, modéstia, respeito, autocontrole e amizade.
Vereador Igor Baracho, chegou acompanhado da apoiadora Luhana Almeida - Foto: Edsom Gilmar
Flavão se pronunciou no evento - Imagens: Edsom Gilmar
Ozias discursou na abertura da aula de judô - Imagens: Edsom Gilmar
Reportagem: Edsom Gilmar