O Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro em Palmas foi marcado pela forte participação popular na celebração da Independência do Brasil, na ala sul da Praça dos Girassóis. Com a presença do governador Wanderlei Barbosa, a celebração contou com o desfile de 3 mil pessoas na Avenida LO-01, sentido leste-oeste, entre estudantes, grupos sociais, militares e civis, representando a diversidade cultural e histórica do Tocantins.
Ao todo, 12 mil pessoas prestigiaram o evento nesta quinta-feira, 7. O Governador, que estava acompanhado de autoridades dos poderes Executivo e Legislativo, destacou a importância do Dia da Independência para o País e para o Estado, e enfatizou a necessidade de manter viva a relevância da data.
"Essa ação cívica é importante para o povo tocantinense e para o povo brasileiro. Por isso, é com muita alegria que realizamos esse Desfile de 7 de setembro. As escolas, as Forças Armadas, todo mundo participando com o mesmo respeito que temos aos símbolos cívicos e patrióticos do povo brasileiro. É nossa obrigação manter viva essa chama histórica, essa chama da nossa independência, da independência do povo brasileiro", ressaltou. Realizada pelo Governo do Tocantins, a celebração em comemoração aos 201 anos da Independência do Brasil foi organizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
O secretário da pasta, Fábio Vaz, destacou o empenho e o esforço das equipes escolares na preparação dos grupos para as apresentações. “Estamos presenciando um momento muito importante para o estado do Tocantins e para a educação em si. Nós trabalhamos esse civismo dentro das escolas e os desfiles das nossas unidades estaduais é significativo. Acreditamos muito nesse olhar pela pátria, de cidadão participativo”, ressaltou.
Participação popular
Antes de começar o Desfile Cívico-Militar de 7 de setembro, foi executada a revista às tropas com o governador Wanderlei Barbosa e a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, desfilando em carro aberto.
Participaram também desse ato comandantes da Marinha, Exército e Polícia Militar. Já o evento em comemoração aos 201 anos de Independência do Brasil teve início com a execução do Hino Nacional Brasileiro pela Orquestra Jovem da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), seguido por uma série de apresentações que destacaram a diversidade cultural e histórica do Tocantins e Brasil. Dos 3 mil participantes, cerca de 1,5 mil foram estudantes, sendo mil de unidades escolares da rede estadual e 500 da rede municipal.
Aproximadamente 12 mil pessoas participaram do evento de resgate da história da nação; para acomodar melhor o público, foram instaladas arquibancadas no local - Adilvan Nogueira/Governo do Tocantins
Além dos discentes, diversos grupos também participaram do desfile, incluindo a Universidade da Maturidade, Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), Secretaria da Mulher, Ordem Demolay, Ordem Arco-Íris e os Desbravadores da Igreja Adventista. O evento contou com a participação de militares das Forças Armadas (Marinha e Exército), da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, Segurança Pública, Polícia Penal, Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran) e Guarda Metropolitana de Palmas, que desfilaram com equipamentos e veículos modernos que demonstram o comprometimento dessas instituições com a bem-estar e segurança da população tocantinense.
Somente da Polícia Militar do Tocantins cerca de 300 componentes, entre policiais militares e alunos do Colégio Militar Senador Antônio Luiz Maya, participaram da celebração. Para a comandante do Pelotão das Bandeiras, a capitã Leila Soares, foi uma honra liderar um grupo de mulheres militares que carregaram as bandeiras das 27 unidades federativas do Brasil.
“Este pelotão representa o pelotão das bandeiras dos 26 estados e do Distrito Federal, e neste 7 de setembro nada melhor que as Forças de Segurança participarem do desfile, sentindo a ótima acolhida e carinho da sociedade com essas corporações”, pontuou. Além das exibições das fanfarras, o Desfile Cívico-Militar representado pelos estudantes de diversas escolas também trouxe subtemas com danças, ritmos e cores.
“É uma oportunidade única para nós, estudantes, celebrarmos a história do nosso País e ainda representarmos a nossa escola. O 7 de setembro nos lembra o que o país passou e que chegamos até aqui como um povo unido”, destacou a estudante da Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto, Lyann Lumi de Souza Lima, de 17 anos, que desfilou na celebração. O Desfile Cívico-Militar foi encerrado com a passagem da Guarda Metropolitana de Palmas.
Reportagem: Alechandre Obeid/Governo do Tocantins