O poeta das estradas Toni Ferreira, atual vice-presidente da Academia de Letras de Divinópolis do Tocantins, ALD, tem desenvolvido diversos projetos culturais que notabilizam a arte de poetar e tem se esforçado bastante para revelar novos talentos, através de suas andanças itinerantes. Após prefaciar vários livros, Toni Ferreira, tem a prazerosa incumbência de apresentar dois escritores à região do Vale do Araguaia, que são eles, Miguel Rosa e sua mãe, Ana Vovó.
temas e conteúdos regionalistas, seus escritos agora publicados pela Editora Veloso, ganham contornos expressivos. Miguel Rosa, traz à tona, O Peregrino na Serra, o qual envereda para uma tradição peculiar de Paraíso do Tocantins, iniciada pelo morador Firmino Mendes, após fincar o primeiro cruzeiro no topo da Serra do Estrondo, seguido por uns poucos romeiros, resultando na tradição a subida a serra na sexta-feira da paixão, feito que transformou esta saga num livro histórico, sendo dramatizado pelo grupo Parábolas.
Já a sua matriarca, Ana Vovó, está com dois livros em umplena divulgação, os quais demonstram a sua afinidade com a poetisa goiana Cora Coralina, e ostenta aos seus leitores, a obra Vereda Sangue e Sal, este, autobiográfico e Contos e Poesias, extraídos de sua imaginação andeja pelos caminhos da poesia.
Com lançamentos previstos para o final deste semestre, as produções literárias tanto de Miguel Rosa, quanto as de Ana Vovó, prometem remexer com o imaginário tocantinense, pontuou o paraisense Toni Ferreira.
Mãe e filho são escritores - Foto: Arquivo Pessoal
Reportagem: Assessoria