1 min de leitura
Totó Cavalcante será homenageado no Dicionário Biobibliográfico do Vale do Araguaia

Filho de Condorcet Cavalcante Pacheco e Edmunda Aires Cavalcante, nascido em 12.08.1947, Corrente, Estado do Piauí, o tocantinense de coração  Totó Cavalcante, será homenageado no livro, Dicionário Biobibliográfico do Vale do Araguaia, de Toni Ferreira. 

José Antônio Aires Cavalcante, popularmente conhecido pelo meio político como Totó Cavalcante, bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela venerada Faculdade de Direito da Universidade Católica de Goiás, e em 23 de dezembro de 1973, tornou-se advogado residente em Paraíso do Norte de Goiás, hoje Tocantins. 

Em homenagem à luta libertária pela redivisão territorial de Goiás, fundou a RIT - Rádio Independência do Tocantins, em 22 de junho de 1980, chegando a fazer greve de fome ao lado do estadista Siqueira Campos, pela criação do Tocantins. Se elegeu deputado estadual por Goiás, em duas legislaturas, 1983 - 1987 e 1987 - 1991. Em 1996, assumiu uma cadeira como senador da República, ficando na suplência do senador Carlos do Patrocínio. 

Foi presidente da CENOG - Casa do Estudante do Norte Goiano, participando ativamente dos intensos Movimentos Separatistas, que lutavam pela autonomia do então Norte Goiano, após 48 horas de greve de fome, este ato pressionou o presidente da República José Sarney, a nomear uma comissão de redivisão territorial, para acelerar a viabilidade de criação do Estado do Tocantins. 

Faz parte da Galeria dos Servidores Pioneiros do Dertins de Paraíso do Tocantins, inaugurada recentemente. Totó Cavalcante faleceu em 17 de julho de 2024, deixando uma lacuna irreparável, e um legado de quem nunca deixou de lutar pelos seus ideais, e pelos seus relevantes feitos, terá o nome inserido como verbete do Dicionário Biobibliográfico do Vale do Araguaia, escrito por Toni Ferreira, e que será lançado em breve.

Reportagem: Ascom