1 min de leitura
4º Conferência Intermunicipal de Economia Popular e Solidária da Região  da APA Cantão foi realizada em Marianópolis do Tocantins

No ultimo dia 13 de novembro, Marianópolis do Tocantins, foi palco da Conferência Intermunicipal de Economia Popular e Solidária da Região da APA Cantão. 

O evento reuniu representantes da sociedade civil, empreendimentos, gestores públicos e apoiadores, destacando-se como um momento estratégico para fortalecer a economia solidária enquanto política pública essencial para o desenvolvimento sustentável e inclusivo. 

A Conferência teve início com a mesa de abertura, que contou com a presença de importantes representantes, como o prefeito de Marianópolis do Tocantins, Isaías Piagem (UB), Raquel Pinheiro, do Fórum Nacional de Economia Solidária Francisca Marta Barbosa, Engenheira Agrônoma da SEAGRO e representante da política de agroextrativismo do Tocantins, Luciana Pereira de Souza, da COMSAÚDE, dentre outras autoridades a nível municipal e estadual, todos comprometidos com o desenvolvimento e fortalecimento da economia solidária no estado. 

Moradores compareceram no evento - Foto: Ascom/Divulgação

A programação incluiu leitura e aprovação do regimento interno, seguida pela palestra magna de Raquel Pinheiro, que abordou o tema “Economia Popular e Solidária como Política Pública: Construindo territórios democráticos por meio do trabalho associativo e da cooperação”. 

Na segunda metade do dia, os participantes se dividiram em grupos de trabalho para discutir e propor melhorias nos eixos temáticos, como realidade socioambiental, financiamento solidário, consumo justo e assessoramento técnico. As discussões foram voltadas para o fortalecimento de práticas que promovam a autogestão, a cooperação e a participação social. 

O encontro foi encerrado com uma plenária final, onde foram eleitos os delegados que representarão a região na Conferência Estadual de Economia Popular e Solidária, marcada para Março de 2025.   

4ª Conferência foi realizada em Marianópolis do Tocantins, no dia 13 de novembro, porém só neta quinta-feira (21) se tornou pública - Foto: Ascom/Divulgação 

Reportagem: Edsom Gilmar  / Foto: Ascom/Divulgação