1 min de leitura
Agência do Banco do Brasil de Divinópolis será reinaugurada nesta quarta-feira (07) quase dois anos após ser destruída por ação do Novo Cangaço

A agência do Banco do Brasil, de Divinópolis do Tocantins na região do Vale do Araguaia, será reinauguração oficialmente, a partir das 9 horas da manhã desta quarta-feira, 07 de fevereiro de 2024. A unidade bancária fica localizada na Avenida Codespar, no centro da Cidade. 

As novas instalações contará com três caixa eletrônico e o atendimento de plástico interior do novo prédio. A instalação da agência, propiciar a atuação do desenvolvimento socioeconômico sustentável e geração de emprego e renda a região do Vale do Araguaia, além de proporcionará a bancarização e a democratização do crédito.   

O prefeito Flavão (UB), o presidente da Câmara de Vereadores Professor Ozias (MDB), e colaboradores, associados, empresários e autoridades municipais e regionais deveram participar da cerimônia inaugural.     

Ação do Novo Cangaço   

A ação do grupo criminoso denominado “Novo Cangaço”, que destruiu o prédio aconteceu na noite do dia 29 de abril de 2022. o ataque à instituição financeira iniciou por volta das 23h50, desta quinta-feira (28). Na época dos fatos, redes sociais, mostraram imagens, de reféns feito de “escudo humano” e obrigados a colaborar com os cerca de seis cangaceiros. 

Agência ficou destruída após ação do Novo Cangaço - Foto: Edsom Gilmar - Arquivo 

O caso foi investigado pela 1ª Delegacia Especializada em Investigações Criminais (DEIC) de Palmas, pelo delegado Evaldo de Oliveira Gomes. O grupo criminoso morreu na madrugada do dia 02 de junho do mesmo ano, em confronto com equipes do Bope da Polícia Militar do Tocantins. O confronto resultou na morte de cinco homens e uma mulher na TO-342, entre as cidades de Miranorte e Dois Irmãos do Tocantins, na região central do Estado. 

O então comandante do Bope, Tenente-coronel Fioravan Teixeira, explicou que as forças se colocaram estrategicamente para desarticular o grupo, "Fizemos o cerco e bloqueio. Colocamos equipes em principais acessos das estradas da região. Ao se aproximarem de uma de nossas barreiras e receberem ordem de parada, eles já disparassem contra a nossa equipe. Houve a troca de tiros e, infelizmente, todos foram a óbito. Havia armas e munições no carro”, afirmou o militar na época.

Anúncio da reinauguração do Banco do Brasil - Foto: Ascom Divulgação 

Reportagem: Edsom Gilmar