1 min de leitura
Caseara é certificado pelo Ministério do Turismo é entra no Mapa do Turismo Brasileiro

Na última semana, o Ministério do Turismo, certificou que o município de Caseara – Tocantins, integra o Mapa do Turismo, registrado no Sistema de Informações do Turismo Brasileiro. A qualificação foi viabilizado por meio do Programa de Regionalização do Turismo e dos Interlocutores Estaduais do PRT.   

Assim, o município gerido pela prefeita Ildislene Santana (UB), que retornou ao cargo, após decisão do Tribunal de Justiça, segue tendo a valorização do potencial turístico. 

A cidade banhada, pelos rios do Coco e Araguaia, possue vocação turística, que priorizam o desenvolvimento dessa atividade como vetor econômico ou trabalham de forma cooperada na região do Vale do Araguaia e se prepara a temporada de veraneio 2024. 

A categorização é um instrumento elaborado pelo Ministério do Turismo para identificar o desempenho da economia do setor nos municípios que constam no Mapa do Turismo Brasileiro, implantado a partir de 2016. 

Para fazer parte do Mapa do Turismo foram utilizadas variáveis objetivas diretamente relacionadas à economia do turismo, como quantidade de estabelecimentos de hospedagem, apresentação do Conselho Municipal de Turismo, assinatura de um termo de responsabilidade em que o município assume o dever de auxiliar no turismo local, entre outros critérios. 

Vale lembrar que a certificação é renovada anualmente. Ela se torna uma maneira de comprovar que o município faz parte do rol de destinos brasileiros que trabalham o turismo como política de desenvolvimento econômico e geração de empregos e renda.

Caseara faz parte do Mapa do Turismo Brasileiro - Foto: Ascom Divulgação 

Certificado apresentado pelo Ministério do Turismo - Foto: Ascom Divulgação 

Reportagem: Edsom Gilmar com informações da Assessoria