Neste dia 07 de junho, em que o Brasil comemora o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa, a Câmara de Vereadores de Caseara – Tocantins, manifesta o apoio institucional com a liberdade de imprensa.O parlamento municipal, liderado pelo presidente Clebinho Cavalcante (UB), divulgou nota em apoio a casa do direito constitucional de informar a sociedade.
No documento, a Casa de Leis, considerou que a liberdade de imprensa é “o anjo guardião da liberdade do povo”. Para o legislativo local, uma democracia não se constrói sem esse direito fundamental e o respeito à constituição.
Vale destacar que no Brasil, a liberdade de imprensa é garantida pelo artigo 220 da constituição promulgada em 1998.A data é celebrada dia 7 de junho, em virtude de que no dia em que um manifesto contra a censura da Ditadura Militar foi divulgado e assinado por quase três mil jornalistas em 1977, nos chamados “anos de chumbo”, na América do Sul.
Essa data também é um bom momento para combater a violência contra os jornalistas, considerando um problema grave no âmbito nacional. Isso porque o Brasil é um dos países que mais cometem violência contra os jornalistas, incluindo aí agressões físicas e verbais, intimidações, perseguições judiciais etc.
Uma data fundamental, pois reforça a importância da liberdade de expressão, relembra os horrores da censura e denuncia os problemas enfrentados pela classe jornalística em nosso país.
A celebração brasileira não coincide com a internacional, estabelecida pela Organização das Nações Unidas e comemorada em 3 de maio.
"Composição do Legislativo
O parlamento de Caseara, é composta por Clebinho Cavalcante (UB), Suair Mariano de Melo (PSD), Professora Venuza (PSC), Angela da Toinha (UB), Aurinete (PSD), Raison do Araguaia (PTB), Marcos do Chico (PTB), João Furacão (MDB) e Cacique do Gervásio (PTB).
Nota divulgada pela Câmara de Caseara - Foto: Ascom Divulgação
Reportagem: Edsom Gilmar