Um dos pontos chave da suplementação para o governo do prefeito eleito de Marianópolis do Tocantins, Saulo Barbosa (PDT), é justamente a questão do orçamento do ano que vai se aproximando. Os 5% de remanejo, que foi apresentado no texto original, gerou discórdia por parte do grupo vencedor das eleições.
Em entrevista neste sábado, 14 de dezembro de 2024, a nossa reportagem o prefeito Saulo Barbosa (PDT), questionou o valor o percentual colocado poderia até mesmo impermeabilizar a gestão de 2025. Durante a reunião de transição entre as duas equipes em que participou tanto Saulo, como a atual prefeito Isaías Piagem (UB), Barbosa mostrou insatisfeito com o valor afirmando, e que o mandato poderia começar "engessado".
O termo "engessado", no campo da administração pública, representa restringir medidas e reformas que porventura a governabilidade tenta-se tomar no âmbito da gestão.
O debate sobre o percentual da suplementação ganhou holofote, justamente após as observações do pedetista na reunião de transição e na entrevista gravada que o futuro regente da municipalidade gravou com a nossa reportagem, citando abertamente o fator suplementação.
Relator do orçamento vereador Walmir da Manchete
O relator do orçamento 2025, vereador Valmir da Manchete (UB), que é o relator da Comissão de Finanças e Orçamento, em entrevista exclusiva neste sábado, 14 de dezembro de 2024 ao portal Araguaia Notícias, garantiu que deverá ampliar o teto da suplementação, "Edson (Edsom Gilmar, Editor Chefe e repórter do Portal Araguaia Notícias) a respeito do orçamento é a gestão (atual) mandou a LOA (Lei de Diretrizes Orçamentária) para nós lá com 5% do orçamento né para 2025, mas a gente tá achando muito pouco.
A gente tá discutindo com o presidente da Comissão, uma forma de estar colocando a emenda nesse projeto para dar uma melhorada no orçamento para a próxima gestão, Mas nós vamos colocar uma emenda nesse orçamento”, disse o parlamentar. Manchete afirmou ainda que o teto limite do percentual do orçamento ainda não foi discutido, "o teto da emenda que nós vamos colocar no orçamento nós não discutiu ainda não entendeu.
A gente tem que sentar com o presidente da Comissão, para a gente tá discutindo achando uma forma melhor e nós decidirmos o valor do teto", destacou o veterano de Poder Legislativo.
Valmir comentou que não foi procurado por nenhum membro do novo governo que está se formando para negociar um teto maior e satisfatório, "agora eu achei um pouquinho de fraqueza da gestão que vai assumir a partir de 1º de janeiro de 2025, não tem procurado a gente tá discutindo o projeto para ver o que que podia ficar melhor entendeu acho que eles o vice-prefeito que vai assumir em 2025 é vereador ele tem conhecimento todinho do que se trata da LOA mas ele nunca se manifestaram. Mas a partir do dia 22, 23 agora mas já vai voltar essa LOA, para que ele (Saulo Barbosa) não entra realmente engessado, como falou aí", esclareceu o integrante da oposição.
Prefeito eleito Saulo Barbosa
Também em entrevista exclusiva ao portal Araguaia Notícias, Prefeito Saulo (UB), agora se mostrou mais otimista para aumentar o teto do percentual da suplementação orçamentária, "assim eu acredito que todos nós como eu, como o Prefeito, os vereadores, aí a gente tem lá uma preocupação com o nosso povo e aí nós temos que trabalhar em conjunto aí, para que possamos realizar aí os nossos compromissos e o município andar, tem que andar", salientou.
Babosa, citou a manutenção o Hospital de Pequeno Porte Rui Pádua Vilela, como um dos desafios para atender a comunidade, que de fato precisa de orçamento financeiro, "nós temos um hospital aqui que precisa de muito recurso. Isso é recurso que vai sendo colocado por deputados federais, estaduais assim ao longo do ano e a gente possamos manter esse hospital, só recurso próprio o município não dar para fazer quase nada mas acredito que vai dar certo sim, com os vereadores mais ou menos praticamente o que foi colocado nos anos anteriores aí, tem como você fazer um trabalho mais rápido para nossa comunidade", afirmou o futuro regente do Paço Municipal.
Sobre a declaração do relator do orçamento, que afirmou que a equipe de transição do grupo de Saulo, não o procurou, o homem que vai fazer o juramento à constituição em 1° de janeiro de 2025, não quis comentar a observação do parlamentar. Após ser aprovado orçamento no parlamento, o documento seguirá para a sansão do atual prefeito Isaías Piagem (UB).
Saulo se mostrou otimista para um percentual de suplementação no orçamento 2025 - Foto: Edsom Gilmar
Reportagem: Edsom Gilmar / Foto: Edsom Gilmar