1 min de leitura
Reunião da Frente Parlamentar do Agro presidida pelo Deputado Gutierres discute novo código Florestal e pautas financeiras do produtores Rurais com todas as Instituições bancárias.

Na última terça-feira, dia 24, a Frente Parlamentar do Agronegócio (FPA), presidida pelo deputado estadual Gutierres Torquato, realizou uma reunião estratégica na Assembleia Legislativa do Tocantins. Estiveram presente represetantes do Sindicato Rural do Tocantins, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins- Faet/Senar, Aprosoja, dentre outras instituições. 

O encontro abordou questões vitais para o setor agrícola, incluindo o código florestal, licenciamento, áreas de preservação permanente e ambiental, visando apoiar os produtores rurais e impulsionar a produção do estado. Durante a reunião, representantes de diversas instituições bancárias estiveram presentes para debater linhas de crédito, taxas de juros e o endividamento dos produtores rurais. 

O deputado Gutierres Torquato expressou preocupação com as políticas econômicas do Governo Federal, que têm impactado negativamente o agronegócio no país e no estado do Tocantins. O Tocantins, sendo um estado essencialmente agrícola e o maior produtor de grãos do norte do Brasil, está buscando soluções para facilitar a vida dos agricultores locais.

O deputado Gutierres elogiou a responsabilidade da Assembleia Legislativa em discutir medidas que beneficiem os produtores rurais do estado. “Me alegra ver a Assembleia Legislativa assumindo a responsabilidade através dessa frente e discutir pautas que vai favorecer e facilitar a situação do produtor rural do estado do Tocantins” destacou Gutierres. Uma ação concreta resultante da reunião foi o envio, nesta quarta-feira, 25, de um documento ao Banco Central. 

Nele, a FPA informou que entrará com uma solicitação junto às instituições financeiras para criar uma lei que facilite a renegociação de dívidas e o acesso ao crédito rural para os agricultores. Gutierres Torquato enfatizou a necessidade de proteger os agricultores locais de situações econômicas adversas, garantindo o desenvolvimento econômico do estado do Tocantins. 

A composição da FPA é a seguinte: - Presidente: Gutierres Torquato (PDT) - 1º Vice-Presidente: Eduardo Mantoan (PSDB) - 2º Vice-Presidente: Nilton Franco (Republicanos) - 1º Secretário: Luciano Oliveira (PSD) - 2º Secretário: Cleiton Cardoso (Republicanos) - Demais membros: Deputada Claudia Lelis (PV) e Deputado Wiston (PSD). 

Essas iniciativas refletem o compromisso da Frente Parlamentar do Agronegócio do Tocantins em apoiar e fortalecer o setor agrícola do estado, garantindo o crescimento sustentável e a prosperidade dos produtores rurais.

Reportagem: Assessoria