Foi realizada em Divinópolis do Tocantins, na noite desta terça-feira (30), a Feira Cultural, promovida pela Escola Municipal José Ribamar Barbosa, no Centro Cultural Senador João Ribeiro, no centro da cidade.
No evento, a unidade escolar, por meio de seus servidores, foi vendido comidas típicas da região, a exemplo de canjica, pipoca, bolos, pães caseiros e outros.
No auditório do Centro Cultural Senador João Ribeiro, os alunos da unidade, exibiram réplicas da sede da unidade escolar, e de prédios públicos, a exemplo da atual sede do Poder Executivo. Também houve apresentações culturais no palco do auditório. O prédio da Escola José Ribamar, foi construído e inaugurado em 1995, pelo então prefeito Élio Silvestre Teixeira. A feira também homenageou o educador que leva o nome da Escola.
Apresentação cultural no evento - Foto: Edsom Gilmar
Foi lida a trajetória de José Ribamar, que foi além de professor, empreendedor do ramo farmacêutico e pecuarista no município. Ribamar era casado, tinha duas filhas e morreu aos 39 anos, na década de 90.
A morte do professor, que segundo informações estava na zona rural com produtos alimentícios no veículo de sua propriedade, quando fiscais da receita estadual iriam o abordar, quando ouve um suposto confronto e entre as partes envolvidas no inicio da noite, do fatídico dia, sendo José Ribamar, atingido por disparos de arma de fogo, e mesmo sendo socorrido foi á óbito.
Apuramos com amigos da vítima, que na época dos fatos ocorridos, que a versão de um possível confronto, teria sido forjado por parte dos agentes da fiscalização estadual, e que os fiscais teriam disparado aleatoriamente durante a tentativa de abordagem. O caso até hoje, nunca foi cem por cento esclarecido pelas autoridades.
Auditório ficou lotado na Feira Cultural da Escola José Ribamar - Foto: Edsom Gilmar
A diretora Karina Sousa, leu a mensagem de abertura, onde enfatizou o árduo trabalho e planejamento dos colegas, para a realização do evento, o apoio institucional do secretário municipal de Educação, Anderson Germano (Bio), e do prefeito Flávio Rodrigues (PSD).Após o encerramento da Feira, nossa reportagem convidou a diretora, Karina, para gravarmos entrevista sobre a realização da Exposição, porém a educadora preferiu não dar entrevista.
Reportagem: Edsom Gilmar