A passagem do comboio da Polícia Militar, por Divinópolis do Tocantins, após participarem da primeira fase da operação “Canguçu”, não passou despercebido por moradores locais.
Os militares fizeram uma breve pausa no trajeto, pela Avenida Codespar, próximo a Praça Leandro Adorno, onde foram cumprimentados por colegas de fardas e pela população.
A moradora Ivonete Rodrigues, cumprimentou os policiais e posou para registros fotográficos com uma equipe da Força Tática. Ivonete falou sobre o sentimento de saudar os homens e mulheres que estiveram na batalha do “Canguçu”, “muita emoção. É o meu sonho ser polícia”, disse a moradora.
Após os cumprimentos e fotos com moradores, o comboio seguiu para Palmas – TO, onde foram recebidos pelo governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), no Quartel do Comando Geral.A operação “Canguçu”,teve início no dia 10 de abril, após o grupo do “Novo Cangaço”, tentar assaltar, sem sucesso, a unidade da transportadora de Valores Briks, em Confresa – MT.
Após os cangaceiros adentrarem ao território tocantinense, usando voadeiras pelos rios Javaés e Araguaia, foi montado uma força tarefa, com policiais militares e civis, do Mato Grosso, Pará, Tocantins, Goiás e Minas Gerais.
Nos confrontos, 18 acusados foram mortos, e 02 presos. A Polícia Civil do Mato Grosso, Pará e Tocantins, prenderam 03 acusados de darem apoio logístico ao cangaço. Após 39 dias a primeira fase da operação foi encerrada e parte das equipes retornaram para os batalhões de origens e ao seio de suas famílias.
Reportagem: Edsom Gilmar