1 min de leitura
Prefeito de Divinópolis do Tocantins sobre evento do Novembro Azul na UBS Eva Abreu: “gestão pautada pelo acolhimento”

A prefeitura de Divinópolis do Tocantins, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na tarde-noite desta segunda-feira, 06 de novembro de 2023, ação alusiva ao novembro azul. 

A ação que aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS), Eva Abreu, na Avenida Codespar, no centro da cidade, foi marcada por sanar dúvidas, sendo tiradas pelas  equipes da pasta  da Saúde, visando esclarecer pontos sobre a saúde do homem.

Outra atividade apresentada foi aferição de pressão arterial e marcação de exames. Na próxima quinta-feira dia 9 de novembro de 2023, será concluída as atividades relacionadas ao novembro azul em Divinópolis do Tocantins. O morador seu Moacir Dias, de 74 anos, mencionou a importância de cuidar da saúde, “a saúde é melhor, é boa, é cuidar antes de virar doença”, frisou. 

O aposentado também comentou sobre a gestão da saúde na atual gestão, “está boa demais, está ajudando o povo. Eu já fiz até cirurgia e eu quase não urinava, agora urino que é uma beleza”, comemorou seu Moacir.

A secretária municipal de Saúde de Diusléia Mota Pinto, citou a realização do novembro azul, “é um mês muito importante, essa campanha do novembro azul, de orientação aos nossos homens, de conscientizar que a prevenção é o melhor remédio. Esse ano a gente entrou com a parceria com o Sindicato Rural e o Senar, que vai está trazendo toda a equipe realizando todos os exames para os homens. É uma missão árdua que a gente pega para cuidar do nosso povo”, destacou.

Prefeito Flavão destacou as ações da Secretaria Municipal de Saúde - Foto: Ascom Divulgação 

Diusléia também foi perguntada sobre o suporte que o prefeito Flávio Rodrigues (UB), porventura tenha viabilizado a campanha, “o prefeito é um grande parceiro. O prefeito está sempre com a gente, Flávio não mede esforços para está nos ajudando, nos amparando nessa batalha”, revelou.

O prefeito Flávio Rodrigues (UB), destacou a importância do acolhimento viabilizada da gestão em realizar o novembro azul, “a nossa gestão é pautada pelo acolhimento, pelas atividades que tem, principalmente esse mês do Novembro Azul, que a gente trabalha essa prevenção. Parabenizar o trabalho da Secretaria de Saúde, os homens que vieram aqui”, enfatizou.

Sobre a questão de supostos preconceitos, que algum homem ainda possa ter relacionados com o exame de prevenção da próstata, por meio do toque retal, o dirigente do executivo deu o seguinte conselho, “isso hoje é um exame simples, não tem nenhuma burocracia para fazer, é para nós mesmo. Procurar fazer esse exame pelo menos uma vez por ano, e quebrar essa tradição do homem não querer procurar, porque não gente não sabe o que vai acontecer com a gente amanhã. O que eu incentivo é isso”, orientou.

Reportagem: Edsom Gilmar