Diretores do Sintet, através da Regional de Paraíso do Tocantins, estiveram reunidos com vereadores e representantes da categoria em Abreulândia, na região do Vale do Araguaia, onde fizeram os repasses da reunião ocorrida na semana passada com a categoria.
Na ocasião, ficou acordado com o Sintet, que a gestão vai pagar todas as pendências: progressões, retroativos e titularidades divididas em 24 vezes, além do reajuste do piso na carreira do magistério com efeito cascata, ou seja, em toda a carreira. Os sindicalistas ressaltam que desde que o Sintet passou a representar a categoria, a gestão tem mantido um amplo diálogo, e de acordo com as finanças tem atendido a pauta de reivindicações da educação.
A categoria possui um PCCR unificado para todos os trabalhadores em educação, elaborado a partir do diálogo com o Sintet. “A atual gestão, do prefeito Manoel Moura e da Secretária Municipal de Educação, Elenita Moura, foi a única no Vale do Araguaia que fez acordo com o Sintet para garantir toda a pauta da educação", disse o presidente do Sintet Regional de Paraíso, Nonato Silva.
A gestão cumpriu com todos os reajustes do Piso do magistério na carreira, em efeito cascata; fez concurso público e deu posse para todos em 2023; modernizou o PCCR da educação com ampla participação da categoria; pratica a eleição para dirigente escolar por meio da gestão democrática e tem agendas periódicas com o Sintet para debater as demandas da categoria.
Segundo informou a gestão em agenda com o Sintet, somente no ano de 2024 e 2025 serão investidos aproximadamente 300 mil reais em pagamentos de retroativos referente ao Piso de 2023, progressões e titularidades.
“Sobre o pagamento das titularidades, a atual gestão estará atendendo uma cobrança antiga do Sintet e concedendo a categoria um direito que tanto esperavam para serem atendidos”, disse Joelson Pereira, secretário de Assuntos Municipais do Sintet.
Reportagem: Assessoria