1 min de leitura
Enfermeira Nezita apresenta potencial mineral de Monte Santo em evento no Palácio Araguaia

A prefeita de Monte Santo do Tocantins, Enfermeira Nezita (UB), participou do evento realizado pela Agência de Mineração do Tocantins (Ameto) em parceria com o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), nesta sexta-feira (6). O evento apresentou o potencial mineral do estado e Nezita destacou o potencial de Monte Santo. 

Durante o evento, a prefeita apresentou pedras de esmeralda retiradas das minas locais, demonstrando o potencial mineral do município. Nezita afirmou que Monte Santo possui maior potencial mineral do Vale do Araguaia e do Tocantins. A líder unista se colocou à disposição para ampliar parcerias com a iniciativa privada para exploração mineral sustentável e preservação ambiental. 

Essa iniciativa visa impulsionar o desenvolvimento econômico local, gerando empregos e renda para a comunidade. O Fórum é uma oportunidade para discutir as principais tendências em tecnologia, pesquisa, softwares e outros produtos voltados à indústria mineral. Além disso, também é um espaço para a apresentação de dados sobre investimentos, fiscalização e gestão no setor. 

O evento conta ainda com uma exposição composta por minerais do Tocantins, como ouro, esmeralda, cristais diversos, fosfato, dentre outros, no hall de entrada do Palácio Araguaia. Segundo dados da ANM, o Tocantins se destaca na produção de calcário e fosfato. 

O estado produz calcário tanto para corretivo agrícola quanto para a fabricação de cimento e cal. Em 2023, considerando o Valor da Produção Beneficiada, o estado ocupou o 5º lugar no ranking nacional. No caso do fosfato, o Tocantins também figura como um dos maiores produtores do país, sendo o 5º em produção bruta no ranking nacional.

Governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, acompanhado da primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karinne Sotero e demais autoridades participaram da abertura do evento no auditório do Palácio Araguaia - Antonio Gonçalves/Governo do Tocantins

Nezita e Dorinha apresentam potencial mineral de Monte Santo para o Brasil - Foto: Ascom/Divulgação 

Reportagem: Edsom Gilmar com informações da Assessoria / Foto: Ascom/Divulgação