Alvo de duras críticas por parte da opinião pública, e denuncias sobre negligências, a empresa fornecedora de água, em Divinópolis do Tocantins, a Hidroforte, se pronunciou nesta quinta-feira, 12 de setembro de 2024, sobre a crise hídrica.
A concessionária, informou em nota oficial ao Portal Araguaia Notícias, que está em andamento o plano emergencial, para restabelecer a distribuição de água, na cidade.
Boa tarde, em atendimento à solicitação, segue nota da Hidroforte:
A Hidroforte esclarece que, o Brasil passa por seu mais severo período de seca dos últimos 70 anos e no Tocantins não tem sido diferente. Com o agravamento do período de estiagem, a captação principal de água para o abastecimento de Divinópolis chegou a um nível crítico, o que levou a Hidroforte a acionar o plano emergencial para utilização de um novo ponto de captação capaz de atender a demanda de água do município.
Após ativação do novo ponto de captação, um incêndio danificou uma tubulação de grande porte, no dia 29/08, prejudicando a distribuição de água durante alguns dias. No momento, o abastecimento da cidade de Divinópolis está em recuperação. A concessionária está realizando ações de reforço, com utilização de caminhões pipa e incremento além de campanhas de uso consciente da água.
Reportagem: Edsom Gilmar