Nesta segunda-feira, dia 21/08, a Brigada Municipal de Abreulândia realizou ação de combate a queima criminosa na Área de Preservação Permanente – APP do Córrego Buriti.
O fogo começou nesta manhã, quando os brigadistas foram acionados e conseguiram controlar as chamas. No entanto, essa queimada destruiu e danificou várias espécies de árvores presentes nessa região.
A Secretária de Meio Ambiente, Suelma Cristina, afirmou que essa APP faz parte do Projeto de revitalização do Córrego Buriti que iniciou em 2017 e continuou ao longo dos anos com o plantio de mais de 100 mudas nativas.
Ela ainda complementa que “ações como essas são inaceitáveis pois prejudicam tanto o meio ambiente, com o assoreamento de rios e córregos, como também a saúde da população”, frisou.
De acordo com a governo municipal, a gestão do prefeito Manoel Moura (PT), está empenhada na conservação dessas APP’s, mas esse é um esforço colaborativo que envolve a comunidade local. Portanto, não coloque fogo no lixo, pastagem, APP’s e área verdes municipais ou jogue restos de cigarros no chão.
“Orientamos que comunique a Secretaria de Meio Ambiente se ver alguma ação de queimada”, finalizou a nota da prefeitura.
Secretária Suelma acompanhou a operação de combate a queimada - Foto: Ascom Divulgação
Reportagem: Edsom Gilmar com informação da assessoria