2 min de leitura
Reunião da APA Cantão em Divinópolis teve participação dos prefeitos do Vale do Araguaia e desabafo de Enfermeira Nezita

Os prefeito do Vale do Araguaia, participaram da reunião extraordinária do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha do Bananal/Cantão, realizada na manhã desta terça-feira, 12 de dezembro de 2023, na sede do Poder Legislativo de Divinópolis do Tocantins. 

Os gestores debateram os temas abordados no evento ambiental. Porém ouve alguns impasses e debates mais acirrados.

Diante das incertezas a prefeita de Monte Santo do Tocantins, Enfermeira Nezita (UB), pediu a palavra e fez um duro discurso em desfavor da falta de consenso entre a APA Cantão, “a gente tem que parar com isso, já são quase dois anos com essa historinha e não anda. Daqui a pouco esses gestores saem, a direção do Naturatins saem,  é uma coisa que não funciona. A gente tem que fechar esse grupo e começar a andar com isso. Nós temos obrigações e satisfação a dar a população. Eu não agüente mais deixar o meu município para isso aqui, me desculpe”, desabafou a gestora. 

Nezita fez discurso duro contra a falta de consenso na APA Cantão - Foto: Edsom Gilmar

“Eu acho que a maioria dos prefeitos pensam comigo em relação a isso, porque estamos preocupados com os nosso municípios. Nós estamos discutindo uma coisa que discutimos na primeira reunião”, apontou, sendo bastante aplaudida pelo público presente.  As colocações da unista não foram tão somente de criticas, mas também de sugestões, “nós temos que buscar parceiros, nós estamos com embate, vamos sentar com o nosso governador. O Naturatins não são nossos inimigos”, sugeriu.

 Jaime Café 

Após a reunião, o secretário estadual de Agricultura, Jaime Café, gravou entrevista com a reportagem, do Portal Araguaia Notícias, e falou sobre o evento, “são mais de vinte anos esperando por um plano de manejo que seja claro, viável do ponto de vista ambiental e sobre tudo social, pessoas que estão aqui precisam produzir, com a produção de alimentos, um povo que é trabalhador. São nove municípios que tem uma história, que temos a obrigação como conselheiros, da APA de dar uma solução definitiva, onde serão essas zonas de preservação, de produção dentro da APA”, destacou o auxiliar do governador Wanderlei Babosa.   

O evento que contou com participação significativa dos membros do Conselho, sociedade civil organizada, representantes do poder público e visitantes, reforçou a importância de uma construção coletiva e democrática quanto aos ajustes e alinhamento das propostas do Plano de Manejo da APA Ilha do Bananal/Cantão. A

lém das deliberações pertinentes à UC, ficou definido um Grupo de Trabalho que será responsável por elaborar um parecer técnico de viabilidade para atualização deste Plano de Manejo. Uma nova reunião com os membros do GT foi marcada para esta quarta-feira, 13, às 9h, na sede do Naturatins em Palmas /TO. 

Estiveram presentes os prefeitos Isaías Piagem, Enfermeira Nezita, Irmão Geciran Saraiva, Marquinho, Suair Mariano de Melo, Dr. Valdemir e o anfitrião Flávão.

Grupo da APA Cantão apresentou atividades aos convidados - Foto: Edsom Gilmar

Discurso de Nezita - Imagens: Edsom Gilmar

Reportagem: Edsom Gilmar