A Câmara de Vereadores de Caseara – Tocantins, disponibilizou em sua própria sede, o local para ser a S ala de Videoconferência do Fórum, da comarca de Araguacema - Tocantins, do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ-TO). O acordo entre O Poder Legislativo e o TJ, aconteceu nesta quinta-feira, 18 de janeiro de 2024, com o parlamento local sendo representado pelo presidente Cacique do Gervásio (PTB).
O ponto de Inclusão Digital no município de Caseara-TO (PID/Araguacema), vinculado à Comarca de Araguacema, foi instalado na Câmara de vereadores do município de Caseara, proporcionando ambiente que permita, de forma adequada e simultânea, a realização de atos processuais, como depoimentos de partes, de testemunhas e de outros colaboradores da justiça, por sistema de videoconferência, bem como o atendimento por meio do Balcão Virtual.
A visita ao Palácio Vereador Jaudir Pereira, teve como foco conhecer a estrutura do Ponto de Inclusão para aprimorar o sistema de videoconferência e melhor acomodar os jurisdicionados. No espaço serão disponibilizados computador, câmera de filmagem, fone de ouvido, além de linha telefônica exclusiva, para viabilizar a plena participação do preso nos atos processuais.
A sala de videoconferência, no entanto, não gera custo adicional para o Poder Judiciário ou para o Poder Legislativo. Além da economia com tempo e recursos financeiros, uma outra vantagem é a segurança para todas as pessoas envolvidas, evitando riscos não só para os próprios presos e testemunhas, mas também para policiais, agentes penitenciários, magistrados, promotores, defensores públicos e servidores.
Presidente Cacique
O presidente Cacique do Gervásio (PTB), reforçou que a acomodação da Sala de Videoconferência, abrange a harmonia e parceria também com o Poder Judiciário.
“Essa parceria muito importante, um elo do Tribunal de Justiça, mais próximo da comunidade. Essa parceria já tinha, estamos aprimorando. Como a gente vem falando, harmonia da Câmara com o Poder Judiciário. Já tem harmonia boa com o Poder Executivo. Nada mais é a Câmara como parceria, cedendo uma sala para que seja implantado este núcleo”, destacou o Chefe do Poder Legislativo.
Presença
Estiveram presente na reunião, além do Presidente Cacique, Letícia Diógenes: secretária do juízo da Comarca de Araguacema, Thompson Andrade: chefe de secretaria cível da Comarca de Araguacema, Gustavo Henrique Rodrigues Carvalho: oficial de justiça da Comarca de Araguacema, Wagner Willian Voltolini e Leonardo Marcus de Santana- representantes da diretoria de obras e diretoria de tecnologia do tribunal de justiça do estado do Tocantins, representante da diretoria de obras e diretoria de tecnologia do tribunal de justiça do estado do Tocantins.
Reportagem: Edsom Gilmar com informação da Assessoria