1 min de leitura
Brasil Previne: Saúde de Abreulândia tem melhor desempenho da história entre os municípios do Tocantins

Abreulândia – Tocantins, conquistou o primeiro lugar entre os municípios do Estado, na avaliação do programa Previne Brasil relativa ao segundo quadrimestre de 2023. A nota média alcançada pelo município, entre os indicadores analisados, foi 10. 

O programa Previne Brasil leva em consideração sete indicadores. São eles: proporção de gestantes com seis consultas pré-natal, proporção de gestantes com exames para sífilis e HIV, proporção de gestantes com atendimentos odontológicos realizados, proporção de mulheres com coleta de citopatológico, cobertura vacinal contra diversas doenças, proporção de pessoas com hipertensão com consulta e pressão arterial aferida e proporção de diabéticos com consulta e solicitação de hemoglobina glicada. 

Com os resultados, Abreulândia, garante o direito à manutenção de recebimento de transferências da União referentes ao programa. Esse resultado positivo só foi possível com os investimentos realizados pelo Governo do prefeito Manoel Moura (PT), por meio da Secretaria de Saúde, e com a dedicação das equipes da Saúde da Família. 

A informatização do setor por exemplo, otimizou o trabalho dos profissionais e tornou os processos mais eficientes. O secretário municipal de Saúde, Silvio Montelo, comemorou o resultado histórico, “frisar também a parceria e a confiança do prefeito Manoel Moura (PT), do prefeito com a nossa Saúde do nosso município, foi importante para alcançarmos a colocação”, destacou o secretário.

Previne Brasil 

Criado em 2019, o Programa tem como objetivo aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos e métricas de desempenho das unidades de saúde da Atenção Básica. O Programa também é um meio pelo qual o Ministério da Saúde usa para determinar algumas formas de repasse financeiro aos municípios.

Resultado foi comemorado pela gestão Manoel Moura - Foto: Ascom Divulgação 

Reportagem: Edsom Gilmar