A Prefeitura de Divinópolis do Tocantins por meio da Secretaria Municipal de Saúde efetuou o pagamento do complemento do piso da enfermagem, conforme o projeto de lei complementar número 011 de 05 de setembro de 2023.
“Que autoriza o Poder Executivo a repassar recursos recebidos da União para cumprimento da assistência financeira complementar de que trata a emenda constitucional 127/2022”, diz o documento relacionado ao benéfico dos enfermeiros.
A folha complementar cobre os meses de maio a agosto e os recursos são enviados pelo Ministério da Saúde, devendo o Município ficar responsável pelo pagamento dos encargos.
Foram repassados R$ 184.991,00 nessa primeira parcela retroativa. Segundo o Supremo Tribunal Federal (STF), a carga horária considerada para o piso é de 44 horas semanais, sendo proporcional nos casos de contratos com carga horária inferior. As demais parcelas, dos meses de setembro a dezembro, além do 13º salário, referente ao ano de 2023, serão pagas conforme os repasses do Governo Federal aos municípios.
Poder Executivo
O Prefeito Flávio Rodrigues (UB) e a Secretária de Saúde Diusléia Mota Pinto, ficaram extremamente satisfeitos em cumprir a obrigação institucional, visto que era planejamento do unista da auxiliar, há anos, valorizando a classe tão merecedora de um salário mais digno, para melhorar a qualidade de vida de suas famílias.
Poder Legislativo A
Câmara de Vereadores de Divinópolis do Tocantins, sob o comando do presidente Professor Ozias (MDB), teve grande importância, visto que aprovaram por unanimidade o projeto de lei acima citada, que era a última etapa para garantir essa importante conquista aos enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem que trabalham no município.
Reportagem: Edsom Gilmar com informação da assessoria