Na noite desta quarta-feira, 13, policiais civis do Grupo de Operações Táticas Especiais (GOTE), Unidade de Elite da Polícia Civil do Tocantins foram destacados para uma missão para lá de especial.
Não, eles não foram designados para uma ocorrência de alta complexidade de enfrentamento a criminalidade como estão habituados a fazer diuturnamente, em defesa da população tocantinense, mas sim, para comparecerem à solenidade de formatura do jovem médico, Thales Pina, filho do saudoso delegado da Polícia Civil do Tocantins e criador do Grupo Tático da PC-TO, João Luiz Pompeu de Pina, que estava se graduando em medicina por uma universidade particular da Capital.
Era desejo do jovem Thales que seu pai estivesse presente em sua formatura, mas quis o destino, que o delegado João Pina, não fosse capaz de prestigiar esse momento lindo junto ao seu amado filho, pois sucumbiu a Covid-19, no dia 15 de junho de 2021, após lutar bravamente contra a doença que o levou com apenas 61 anos de idade.
Desse modo, com a ausência do pai, os integrantes do GOTE, decidiram que iriam a cerimônia de formatura do jovem médico Thales Pina, não apenas para representar o delegado João Pompeu de Pina, mas também como forma de honrar a memória do saudoso delegado que criou o Grupo Tático e dedicou mais de 25 anos em prol da segurança pública do Tocantins.
Sonho realizado
Visivelmente emocionado, o Jovem médico Thales, que na ocasião de sua formatura se fazia acompanhar por sua mãe Giovana Rodrigues Freitas da Costa e por seu padrasto Jerônimo Alves da Costa, agradeceu imensamente a homenagem prestada pelos gotianos da PC-TO, ressaltando que a presença dos policiais civis do GOTE em sua formatura era motivo de imensa alegria e contentamento.
“Meu coração transborda de alegria nessa noite tão especial para mim, pois além de me formar como médico, que era um sonho não somente meu, mas também do meu pai, delegado João Pina, recebi a presença dos grandes amigos do GOTE, os quais me surpreenderam com essa linda homenagem. Agradeço de coração a todos os policiais civis desse grupo tão importe da Polícia Civil do Tocantins que combate o crime todos os dias, o qual o meu pai, delegado João Pina, teve a honra de integrar, como um dos fundadores”, disse o emocionado médico.
Jovem humilde e sonhador
Ao fazer uso da palavra, o padrasto do recém-formado médico, Jerônimo Alves da Costa destacou as qualidades do jovem Thales Pina e ressaltou que a formatura é apenas um degrau para que ele alcance objetivos ainda mais altos, pois sempre foi uma pessoa determinada, perseverante e humilde. “Nessa noite tão especial, é importante ressaltar que a formação no curso de medicina do Thales é motivo de celebração por todos nós, já que esse sonho também era desejo de seu pai, o saudoso delegado João Pina, que onde estiver deve estar muito alegre com esse feito de seu filho querido, que a todos orgulha com sua dedicação em todo o que se propõe a fazer em sua vida”, disse.
Momento de emoção
Ao ter seu nome anunciado para receber seu diploma de médico e fazer o juramento de hipócrates, o jovem Thales Pina foi surpreendido pelos policiais civis do GOTE, que devidamente paramentados e carregando uma faixa com os dizeres: Dr Thales, você é o legado de cuidado e dedicação. O GOTE celebra sua conquista! Pina vive para sempre, adentraram no auditório onde se realizava a formatura e foram ao encontro do recém-formado médico, que ao perceber a chegada dos policiais foi tomado pela emoção e começou a chorar comemorando a participação dos policiais civis em sua formatura.
“Para nós do Grupo de Operações Táticas Especiais da Polícia Civil do Tocantins é uma honra muito grande poder estar aqui hoje na formatura do Thales e dividir com ele essa grande alegria por mais essa conquista, pois agora, ele é um médico formado, como era o desejo de seu pai, o nosso eterno delegado João Pompeu de Pina, que criou o nosso Grupo Tático e infelizmente nos deixou de forma precoce no ano de 2021, e não pode ver esse momento tão especial de conquista de seu filho Thales”, disse o coordenador de operações e instrutor do GOTE, Ariston Ribeiro de Araújo.
O diretor do GOTE, Delegado Rildo Barreira, parabenizou o jovem médico recém-formado e pontuou que a formatura de Thales é a concretização de um sonho que teve início há alguns anos e que agora se tornou realidade.
“Nós como integrantes do Grupo de Operações Táticas Especiais nos sentimos muito honrados em poder prestar essa pequena homenagem ao recém-formado médico Thales Pina, que é filho do delegado João Pina, homem de coragem, visão, que há muitos anos criou o GOTE, e partiu no ano de 2021, deixando um legado de coragem, respeito e extremo cuidado com o próximo, e que agora, o jovem Thales, utilizará para cuidar das pessoas como médico”, frisou o diretor.
Reportagem: Rogério de Oliveira