2 min de leitura
Comitê Permanente de Apoio ao Rio Grande do Sul se reúne às vésperas de visita ao estado

O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, reuniu, neste sábado (09/09), ministros de Estado para o segundo encontro do Comitê Permanente de Apoio ao Rio Grande do Sul. A agenda ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), com o objetivo de consolidar um plano de medidas integradas entre os governos Federal, estadual e municipais, além da sociedade, para reerguer social e economicamente a região, atingida pelo ciclone extratropical. 

Ao término do encontro, os ministros da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta; da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira; e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, falaram a jornalistas. 

Paulo Pimenta lembrou que a comitiva viajará até o Rio Grande do Sul neste domingo (10/09), onde visitará as duas cidades mais atingidas – Roca Sales e Muçum – e se reunirá, em Lajeado, com prefeitos e lideranças da região. “Nosso objetivo é detalhar um conjunto de iniciativas – algumas já em execução e outras que serão ampliadas – a serem construídas em conjunto com o governo do estado, as prefeituras, as comunidades e as famílias atingidas”, descreveu. 

O ministro também afirmou que o Governo Federal está instalando hospital de campanha do Grupo Hospitalar Conceição em Roca Sales para receber as vítimas das enchentes na região. “As Forças Armadas estão em trabalho contínuo para que os atendimentos comecem amanhã”, detalhou. Segundo o ministro, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, tem acompanhado em detalhes todos os encaminhamentos e definições de políticas públicas que estão sendo discutidos. “Nós garantimos, como temos feito desde o início desse processo, a presença do Governo Federal para trazer soluções e esperança em meio a essa tragédia”, afirmou. 

Lula está em Nova Delhi, na Índia, participando da Cúpula do G20. Wellington Dias anunciou que o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome irá destinar R$ 56 milhões para auxílio aos desabrigados, em diversos programas, incluindo o de aquisição de alimentos, onde o Governo Federal adquire produtos da própria região. “São várias ações, de todos os ministérios. O presidente (em exercício) Alckmin, terá, neste domingo (10/09), uma consolidação das ações das várias áreas do governo e vai apresentar, de forma transparente, o total de investimento já aplicado e o que está previsto”, disse o ministro. 

Ainda de acordo com Dias, o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) possui R$ 14,9 bilhões de recursos destinados à prevenção de desastres, em todo o Brasil. “Estamos prontos para receber dos governos estaduais e municipais projetos para contenção de encostas e para melhorar as condições de saneamento e drenagem para evitar danos tão grandes como aconteceram em desastres como esse", afirmou.

Waldez Góes destacou a transversalidade das ações. “O Governo Federal está mobilizado com mais de 20 órgãos, entre Ministérios e outras instituições que o compõem, prospectando tudo o que está acontecendo e sendo ágil nas ações nos municípios”, garantiu. Neste domingo (10/09), o presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, embarca para o Rio Grande do Sul para visitar regiões afetadas pelas fortes chuvas que atingiram o estado. 

Acompanhado de uma comitiva de ministros e secretários, Alckmin percorrerá, pela manhã, os municípios de Roca Sales, Muçum e Lajeado. Participam da comitiva os ministros da Defesa, José Múcio; da Saúde, Nísia Trindade; da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira; da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Paulo Pimenta; do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias; e do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, além de representantes de outros ministérios e órgãos federais.

Reportagem: Agência Gov