Oito crianças estavam brincando no campo da Associação Atlética Albatroz de futebol, quando por volta das 16 horas, desta terça-feira, 10 de outubro de 2023, quando foi atingida por raio, em Santana do Araguaia, no extremo sul do Pará. Pietro de seis anos e João Emanoel, de dez, não resistiram a descarga elétrica e foram a óbito.
O repórter da Revista Folha do Araguaia, Ronan Araújo, conversou com a nossa reportagem, e relatou o acontecimento, “conversei com algumas crianças, e eles nos relataram, que no primeiro raio correram para debaixo do pé de azeitona. E logo deu dois, três raios seguidos, e atingiram essas crianças”, informou.
Araújo afirmou que duas crianças de iniciais V.A. e J.G, foram transferidos para o hospital regional de Redenção – PA. E foram levados para o Hospital Municipal de Santana do Araguaia – PA, as outras quatro crianças sobreviventes, “L.G., N.S. G.A, e D.L., estão em observação e não correm risco de morrer.Ainda de acordo com o profissional da imprensa paraense, no momento do acontecimento não estava chovendo, “o fator é que não estava chovendo, o tempo fechou de uma hora para outra. E caiu um raio no pé de azeitona, e acabou acontecendo essa fatalidade, aí depois que começou chover, não foi chuva de vento”, relatou o comunicador.
Ambulância fez o resgate dos feridos - Foto: Divulgação
O acontecido provocou comoção em Santana do Araguaia – PA.
Nota de pesar
A gestão do prefeito Eduardo da Machado (MDB), divulgou nota de condolências e decretou luto oficial de três dias.“A Prefeitura Municipal de Santana do Araguaia, ainda consternada com os últimos acontecimentos que vitimaram duas crianças na tarde desta terça-feira (10), vem a público lamentar e se solidarizar com pais, amigos e familiares dos nossos pequeninhos e, ao mesmo tempo, decretar luto oficial por três dias em todo município”.
João Emanoel tinha dez anos de idade - Foto: Divulgação
Reportagem: Edsom Gilmar