Nesta segunda-feira, 05, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO) marcou presença em uma audiência pública realizada no plenário da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto).
O deputado Marcus Marcelo foi o autor do requerimento que solicitou a realização da audiência, que foi presidida pelo Deputado Valdemar Júnior. Na tribuna da Aleto, o presidente do COSEMS-TO, Rondinelly Souza, representou os Secretários Municipais de Saúde e ressaltou a necessidade de buscar soluções conjuntas, em vez de atribuir culpa pelos problemas.
Ele apresentou algumas sugestões que podem contribuir para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado. Entre as propostas mencionadas por Rondinelly, destaca-se a busca por meios de descentralização e regionalização dos serviços de saúde do Estado, como a instalação de farmácias e núcleos de vigilância em saúde em diversas regiões.
O presidente do COSEMS-TO também defendeu investimentos nos hospitais de referência regionais, visando garantir atendimento adequado para os municípios menores e evitar que os pacientes tenham que se deslocar para grandes cidades, o que coloca suas vidas em risco.
Além disso, ele ressaltou a importância da contratação de profissionais de saúde especializados para suprir as demandas nos hospitais regionais. Durante seu discurso, Rondinelly mencionou o ofício protocolado em março, solicitando a criação da Frente Parlamentar da Saúde.
Ele reforçou o compromisso do COSEMS-TO em contribuir com sua experiência e conhecimento adquiridos nas Secretarias Municipais de Saúde, visando fortalecer ainda mais o SUS no Tocantins.
Reportagem: assessoria