Nesta quinta-feira, 11 de janeiro de 2024, os vereadores de Caseara – Tocantins, na região do Vale do Araguaia, reuniram se, com o prefeito interino Marcos do Chico (PTB), para tratarem de medidas que viabilize melhorias para o município.
Educação
Na educação foi levado a demanda do reajuste do piso de 2024, e o restante de 2022 e 2023 que ficou pendente. O prefeito Marcos do Chico afirmou que é de interesse dele gestor, de valorizar a categoria e que irá pagar o reajuste de 2024 que é de 3,6% na folha de janeiro e o restante vai pagar por etapas. Sobre a paralisação da construção da Escola Municipal Aristeu Camargo, o petebista, informou que irá a Brasília – DF, pra resolver os entraves no FNDE para concluir a obra pública.
Saúde
A Saúde Pública foi reinvidicado do regente do Palácio do Cazé, pelos legisladores, para que seja pago todos os funcionários no dia 30. Em resposta, o jovem dirigente da municipalidade, afirmou que é prioridade pagar todos os funcionários em dia, valorizando os servidores e gerando economia no município.
Sobre as cirurgias de catarata , o homem que assumiu o poder no dia 1º de janeiro de 2024, disse aos fiscais do município, que vai reunir com o presidente do Consórcio Vale do Araguaia e prefeito de Marianópolis do Tocantins, Isaías Piagem (UB), para dar continuidade ao projeto de realizar as cirurgias, na Unidade Básica de Saúde (UBS), de Caseara.
Consiguinados
Sobre os consignados dos servidores, o prefeito em exercício pontuou que vai procurar regularizar a situação com a instituição financeira, o mas rápido possível.
Infraestrutura
Foi cobrado melhorias nas estradas da zona rural e o mesmo afirmou que vai restaurar para que o agricultor possa escoar seus produtos para comercializar. A manutenção dos maquinários para atender a demanda dos agricultores também foi lembrada pelos membros da Casa de Leis. Receptivo com as demandas, o prefeito interino afirmou que já vai fazer a manutenção para poder dar o suporte às famílias rurais. Outra reivindicação refere se, a restauração das ruas que estão deterioradas. O prefeito Marcos, garantiu que já está terminando os trâmites legais para da início, a operação tapa buraco e microrrevestimentos.
Constantes faltas de água
Por fim, o líder político, informou ao membros da Câmara Legislativa, que vai marcar uma audiência com o presidente da ATS pra solucionar o problema hídrico do município.
Estiveram presente os vereadores Angêla da Toinha (UB), Aurinete (PSD), Professora Venuza Mesquita (PSC) Suair Mariano de Melo (PSD) e Railson do Araguaia (PTB).
Reportagem: Edsom Gilmar