Os conselheiros tutelares de Monte Santo do Tocantins, tomaram posse na manhã desta quarta-feira, 10 de janeiro de 2024, no auditório do Palácio Ephigênia Xavier, sede do Poder Executivo, na zona sul da cidade. Os cinco conselheiros tutelares da cidade, eleitos em pleito realizado no dia 1º de outubro de 2023, tomaram posse para o mandato de quatro anos.
Após a eleição, os eleitos para o Conselho Tutelar, os eleitos participaram de capacitações sobre assuntos necessários ao dia a dia de trabalho, como redes socioassistenciais e de saúde do Município, escuta qualificada e ética profissional, papel e atribuições dos conselheiros e elaboração de documentos oficiais, entre outros.
Prefeita Nezita
A prefeita Enfermeira Nezita (UB), em um aceno de reforço na parceria com o órgão, deu as boas vindas ao grupo de ativistas dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente, “Prefeita dá as boas vindas e se coloca à disposição da nova composição do conselho e reforça a parceria”, se comprometeu a alcaide.
Enfermeira Nezita, relembrou medidas que foram viabilizada ao Conselho Tutelar, “sempre foi disponibilizado para o conselho como: carro próprio com motorista sede própria e telefone”, informou.
Função do Conselho Tutelar
É papel dos conselheiros tutelares agir em defesa dos direitos da criança e do adolescente em situações de risco e vulnerabilidade, por negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão – ou ainda quando os direitos forem ameaçados pela sua própria conduta –, adotando medidas de proteção mais adequadas em cada caso.
Mandato será de quatro anos do Conselho Tutelar - Foto: Ascom Divulgação
Reportagem: Edsom Gilmar