A Prefeitura de Marianópolis do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou no dia 12 de setembro de 2023, através da Secretaria de Assistência Social, por meio da Coordenação do Cadastro Único e Programa Bolsa Família, Palestras com tema: Bolsa Família, Turismo e Sustentabilidade para os beneficiários.
A Palestra foi realizada no Auditório da Câmara Municipal de Vereadores de Marianópolis do Tocantins, em parceria com Sebrae, Sala do Empreendedor, secretarias municipais de Meio Ambiente, Pesca e Turismo, Saúde, Educação, Indústria e Comércio, e Conselho Tutelar, com a apresentação do grupo de capoeira Bambara.
O Consultor do SEBRAE Isaque Félix falou sobre turismo sustentável na nossa região, o agroturismo. O palestrante Tiago de Sousa falou sobre o Cadastro Único: Decreto N° 11.016/2022 para Famílias de renda por pessoa de até ½ salário MÍNIMO. Programa Bolsa Família: Lei N° 14.601/2023 para Famílias de renda por pessoa inferior ou igual a R$ 218 reais.
Valdeci Serafim
O então prefeito em exercício, Valdeci Serafim (CD), em entrevista a nossa reportagem, opinou sobre o evento, “muito criativa, a Assistência Social do nosso município fazendo um lindo trabalho, conscientizando o pessoal na atividade da Bolsa Família, para o baixa renda”, destacou o homem que geriu a municipalidade, por cerca de um mês.
Valdeci Serafim destacou ações da pasta - Foto: Edsom Gilmar
Ao ser perguntado sobre a política de Assistência Social da era Isaías, o então regente interino, deu a seguinte declaração: “ótima. A gente viu que evolui muito, o trabalho da primeira dama, na Assistência Social, um trabalho que todos agradecem, a gente anda em todo o município, todos falam bem da Assistência Social”, comentou o líder político.
Para o secretário municipal de Meio Ambiente e Turismo, Laudemir Nenzão, a Assistência Social de Marianópolis do Tocantins, tem cumprido com suas obrigações, “tem evoluído muito, mantem a nossa sociedade informada, o gestor tem se dedicado bastante, secretária de Assistência Social, Maria de Jesus Piagem. O prefeito em exercício tem se preocupado, é um assentado, vive no meio desse pessoal baixa renda, é um trabalho importante para a sociedade”, disse Laudemir.
Laudemir Nenzao esteve no evento - Foto: Edsom Gilmar
O coordenador do Cadastro Único, Tiago Sousa, falou os questionamentos que são feitos pelos beneficiários, “a maioria dos questionamentos com relação a bloqueio, cancelamentos, suspensão do benefício, e também a forma de concessão do benefício entre outros”, salientou.
Estive presente no evento, o Prefeito em exercício Valdeci Serafim, representando a Secretária de Assistência Social, a Coordenadora do CRAS Lindalva Firmo, o secretário Laudemir de Sá (Nenzão) de Meio Ambiente, Pesca e Turismo, Subsecretário Adailton Pereira da Agricultura, Subsecretário Antônio Bruno Neto da Saúde, Coordenadora do Abrigo Lar Renascer, Elia Rodrigues e a Coordenadora do Bolsa Família na Educação, Cleide Paz Lopes.
Auditório ficou lotado de beneficiários - Foto: Edsom Gilmar
Reportagem: Edsom Gilmar com informação da assessoria