1 min de leitura
Conselheiros tutelares de Dois Irmãos tomam posse; Poder Executivo foi representado pelo secretário Jadson Fonseca

A Cerimônia Oficial de Posse do quadriênio do Conselho Tutelar de Dois Irmãos do Tocantins, aconteceu na manha desta quarta-feira, 10 de janeiro de 2024, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores, no centro da cidade. 

Os membros do conselho tem agora a missão de garantir os direitos da criança e dos adolescente. As conselheiras tutelares e suplentes foram escolhidas em outubro do ano passado, em eleição realizada pelo foto popular, em outubro de 2023, foram eleitos cinco titulares, que ocuparão o cargo no período de 2024 a 2027. 

O Conselho Tutelar também tem a missão de atender a crianças e adolescentes cujos pais faltem ou ofereçam risco à sua formação, além de fornecer proteção em situações de abuso. Os conselheiros devem proteger crianças e adolescentes que tiveram direitos violados. 

Os profissionais atuam no recebimento de denúncias e em ações de fiscalização. A atuação no Conselho ocorre por meio de decisões em conjunto, já que nenhum conselheiro tem o poder de agir sozinho. Assim, é preciso haver votação entre os membros para decidir qual medida será tomada em cada caso. Por ser um órgão autônomo e permanente, o Conselho Tutelar também fiscaliza outros órgãos e instituições.

Jadson Fonseca levou a mensagem do Paço Municipal ao Conselho Tutelar - Foto: Ascom Divulgação  

Prefeito enviou representante 

O prefeito Irmão Geciran Saraiva (PSD), não teve como participar do evento. Na cerimônia, o Chefe do Poder Executivo, foi representado pelo secretário municipal de administração Jadson Fonseca. O auxiliar de Saraiva, comentou sobre a cerimônia, “hoje pela manhã nós fizemos a cerimônia de posse das novas conselheiras para o próximo quadriênio. Na ocasião estive representado o prefeito que não pode está presente”, destacou Jadson Fonseca. 

Titulares 

Luzia Montelo, Leila Cavalcante, Luciene Gomes Silva, Paloma Almeida e Maria Denis Lopes.

Suplentes 

Elza Caldeira, Luana Oliveira, Débora Amaral, Deuzenir Novais e Martha Rodrigues.

Reportagem: Edsom Gilmar com informação da Assessoria