Após o resultado das eleições do Conselho Tutelar, realizado em todo o Brasil, neste domingo, 01 de setembro de 2023, o presidente do CMDCA de Divinópolis do Tocantins, Romão Wanderlei e o promotor do Ministério Público, Agemiro Ferreira, gravaram entrevista com a nossa reportagem, sobre o pleito que elegeram quatro novos conselheiros e uma conselheira reeleita.
O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Romão Wanderlei, ao gravar entrevista a nossa reportagem, defendeu capacitação e relação institucional do novo grupo de conselheiros, “agora espera que eles passem por um processo de capacitação, é preciso que faça esse trabalho de qualificação para exercer o cargo. Também trabalhe junto a comunidade, seja bastante comunicativo, e faça parceria com os órgão competentes do município, seja do Executivo, Legislativo e o Poder Judiciário’, conclamou.
O promotor do Ministério Público, Agemiro Ferreira, frisou no mesmo sentido de qualificar os novos conselheiros, “o que move o Conselho Tutelar é a informação, os órgãos responsáveis realmente dar andamento aquela situação fática, ou seja aquela criança que está la na ponta sofrendo, para tomarmos as medidas corretas. E essa capacitação vem abraçar essa ideia, o próprio governo do Estado tem programas de capacitação, o Ministério Público também como órgão destinado a essa capacitação é o Sesaf, tem diversos cursos armazenados, vamos disponibilizar conforme for feito a demanda, a necessidade pontual, basta ter boa vontade de frequentar o curso. Aqui em Divinópolis, são quatro novos conselheiros, temos energia nova que tem muito a aprender”, frisou.
Por fim, Agemiro fez um breve resumo das eleições na comarca, “na comarca como um todo todas as informações foi feita no perfeita lisura, organização e mais do que isso da transparência como um todo, estão todos de parabéns, deram uma lição de democracia, de cidadania e de amor ao próximo. Quero agradecer os candidatos, a população que abraçou a ideia, a sociedade entendeu a causa”, finalizou o membro do órgão de fiscalização.
Grupo posa para foto oficial após as eleições no Conselho Tutelar - Foto: Ascom Divulgação
Reportagem: Edsom Gilmar com informação da assessoria T